Ideally construtora
previous arrow
next arrow
Ideally construtora
previous arrow
next arrow
Notícias

Quem é o criminoso que ‘criou’ o esquema de cobrança de taxa de traficantes e empresários e era braço direito dos ‘Irmãos Vera’

Ele “criou” e comandava um esquema de extorsão a empresários no Espírito Santo, era “braço direito” dos irmãos Vera e era um dos figurões da facção Terceiro Comando Puro (TCP), do Rio de Janeiro. Marcos Luiz Pereira Junior, conhecido como “MK”, era um dos criminosos capixabas mais procurados em todo o país e foi preso na última sexta-feira (2), na Serra, Grande Vitória.

‘MK” dominava o tráfico nas regiões dos bairros Itararé, Tabuazeiro (Morro do Macaco), Engenharia, Santos Dumont, Cruzamento e Conquista, em Vitória, e também de Nova Almeida, na Serra.

“MK” tem 30 anos, era fugitivo do sistema prisional desde 16 de abril de 2022 e tem condenações na Justiça que, juntas, resultam em 69 anos de prisão. Os mandados são pelos crimes de homicídio qualificado, tráfico de drogas e extorsão.

“Ele é evadido do sistema prisional. Não estamos falando de um traficante, estamos falando de um narcotraficante. Ele está um nível acima”, descreveu o chefe do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), delegado Fabrício Dutra.

“Ele é o elo entre Espírito Santo e Rio de Janeiro. É um elo estratégico para que esteja no Rio e possa atuar no Espírito Santo, usando aplicativos e videoconferências”, complementou o delegado.

Segundo a polícia, foi “MK” quem inseriu no Espírito Santo a tática criminosa de cobrar “pedágio” de moradores e traficantes, com cobranças abusivas para serviços essenciais como internet, gás e água.

“Ele (MK) é quem trouxe para o Espírito Santo uma metodologia de extorsão de comunidades e de empresários. Empresas chegaram a ser fechadas porque não estavam suportando as extorsões que ele estava praticando”, destacou José Darcy Arruda, delegado-geral da Polícia Civil.

Para o delegado, a prisão de “MK” é mais importante que a do traficante Fernando Moraes Pereira Pimenta, vulgo “Marujo”.

Marcos Luiz Pereira Junior, vulgo "MK", foragido do Espírito Santo — Foto: Divulgação/ Sesp

Marcos Luiz Pereira Junior, vulgo “MK”, foragido do Espírito Santo — Foto: Divulgação/ Sesp

A prisão de “MK”

“MK” foi preso na última sexta-feira (2) em Jardim Limoeiro, na Serra, em uma ação que envolveu o Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), em conjunto com a Subsecretaria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), com a Superintendência de Polícia Especializada (SPE) e com a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).

Antes de ser preso, ele estava escondido no Rio de Janeiro onde, mesmo de forma remota, comandava as áreas dominadas pelo grupo em território capixaba. Segundo Arruda, ele chegou a ser localizado, mas a operação para prender MK não teve êxito.

“Fizemos uma operação no Rio de Janeiro, chamada Operação Conexão Perdida, onde identificamos um banco clandestino. Este banco movimentava R$ 43 milhões em meses, dinheiro proveniente do estado do Espírito Santo. Ele era o alvo principal, porém naquela ocasião não foi localizado. Então, tivemos a informação que ele estaria no Espírito Santo”, lembrou Arruda.


Mais procurados

A lista com os 10 criminosos mais procurados foi divulgada pela A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) em 2025. Entre eles, estão nomes ligados a homicídios, tráfico de drogas e organizações criminosas. Confira abaixo.

Criminosos mais procurados do Espírito Santo: Bruno Gomes Faria, Marcos Luiz Pereira Junior, Marcelo Wesley Alves da Silva, Gilbert Wagner Antunes, Bryan Lyrio Deolindo, Eduardo Lucas dos Santos Oliveira, Sergio Raimundo Soares da Silva Filho, José Felipe Carvalho Santos, Alvino Pinheiro Bastos, Cassio Lorencini Martins. — Foto: Sesp/ES

Criminosos mais procurados do Espírito Santo: Bruno Gomes Faria, Marcos Luiz Pereira Junior, Marcelo Wesley Alves da Silva, Gilbert Wagner Antunes, Bryan Lyrio Deolindo, Eduardo Lucas dos Santos Oliveira, Sergio Raimundo Soares da Silva Filho, José Felipe Carvalho Santos, Alvino Pinheiro Bastos, Cassio Lorencini Martins. — Foto: Sesp/ES

A relação é feita pela Gerência de Inteligência da Sesp com base em critérios técnicos, como mandados de prisão em aberto no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).

Também são priorizados criminosos envolvidos em crimes letais intencionais, tráfico de drogas e vínculos com facções.

Qualquer informação sobre os foragidos podem ser passadas para o Disque-Denúncia, gratuitamente, através do 181 ou pelo site. O anonimato é garantido.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *