O hospital Nossa Senhora da Conceição, localizado em Piúma vive um dos piores momentos de sua história. O presidente da Câmara, José Carlos Araújo denunciou recentemente na tribuna a infestação de baratas na cozinha do hospital.
O parlamentar inclusive relatou que comida fresca precisou ser descartada por um inseto está dentro da panela. Questionado sobre a veracidade dos fatos, José Carlos foi fazer um vídeo no local e para sua surpresa encontrou baratas sobre pacotes de carnes descongeladas.
Após denuncias, a vigilância estadual foi até o hospital para uma inspeção e mais irregularidades foram encontradas. Diversos freezers e geladeira foram lacrados, isso porque segundo relatos do vereador, existia carne sem procedência armazenada. Os pacotes devem contar informações como prazo de validade e local de origem, mas os produtos estavam sem essas informações.
Além disso a forma de armazenamento também estava incorreta, as proteínas devem ficar separadas. As carnes de frango, boi, porco devem ficar em locais separados, no hospital estava tudo junto. Diante de tantas falhas, a prefeitura decidiu fechar a cozinha e utilizar o espaço da Apae para fazer a comida dos pacientes e acompanhantes.
Novo problema. Com essa medida surge um novo problema, os funcionários que se alimentavam no local, irão precisar se deslocar para almoçar, com isso uma nova planilha de plantões precisa ser construída para adequação da nova realidade.
Dedetização sem planejamento. Tentando amenizar o problema das baratas as pressas, o município decidiu fazer uma dedetização sem o planejamento devido, prejudicando médicos, pacientes e funcionários. O forte cheiro do veneno causou mal estar nas pessoas.
Outro erro foi a aplicação do veneno na dispensa onde estavam alimentos que poderiam ser utilizados. Diante da situação, a vigilância sanitária estadual orientou que os produtos devem ser descartados, logo na cidade onde as pessoas passam fome.
Segundo José Carlos, o hospital não tem diretor clínico. A secretária de saúde é a advogada Mariana Miranda, filha do vereador Jorge Miranda, nepotismo de primeiro escalão.