Rodrigo Chamoun é eleito presidente do TCE-ES
Em votação unânime, o conselheiro Rodrigo Chamoun foi eleito presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) para o biênio 2020-2021. O novo corpo diretivo da Corte terá ainda os conselheiros Domingos Taufner como vice-presidente, Rodrigo Coelho do Carmo como corregedor e Carlos Ranna como ouvidor. A eleição ocorreu na sessão ordinária desta terça-feira (29).
Em discurso após ser eleito, Chamoun elencou três focos estratégicos para sua gestão. Como “primeira e maior missão”, ele citou a garantia da gestão fiscal responsável com o controle intertemporal das contas públicas, “em outras palavras, assegurar que prefeituras, câmaras, poderes e instituições mantenham as contas equilibradas”.
“Atuaremos como legítimo guardião da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), controlado com firmeza as despesas com pessoal, custeio, investimentos e restos a pagar”, disse.
O segundo foco estabelecido pelo presidente eleito é avaliar a legitimidade, eficiência e efetividade das políticas públicas sociais, especialmente aquelas ligadas às áreas de saúde e educação.
“Fortaleceremos as unidades técnicas especializadas com modernos métodos de auditoria operacional para avaliação e monitoramento de políticas públicas”, afirmou.
Como terceiro foco estratégico, Chamoun defendeu assegurar a eficiência das aquisições governamentais (bens, obras e serviços). “A eficiência, frisa-se, só é alcançada quando se adquire, concomitantemente, qualidade e tempestividade com o melhor preço possível”, explicou.
Rodrigo Chamoun
Mestre em Administração Pública, Chamoun foi diretor da Codesa, vice-prefeito de Guarapari, secretário de Estado e deputado estadual, tendo presidido a Assembleia Legislativa em 2011 e 2012, ano em que foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Na Corte, já atuou como vice-presidente e é o atual corregedor.