Os vereadores da Câmara Municipal de Guarapari se reuniram, na sexta-feira (01), com os deputados Doutor Hércules (MDB) e Emilio Mameri (PSDB), presidente e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), para discutir os problemas na atenção primária da saúde do município. Além da reunião, eles realizaram uma visita à obra do Hospital Municipal Cidade Saúde.
Doutor Hércules (MDB), sugeriu melhorias na obra como o tratamento de esgoto do prédio, a instalação de placas para captação de energia solar e reutilização da água das pias e chuveiros nos sanitários. Sobre a saúde primária o parlamentar afirmou que “os questionamentos que foram feitos serão levados alguns ao governador e ao secretário Estadual de Saúde e outros ao prefeito e também a secretária Municipal de Saúde para ver o que pode ser feito para melhorar.”
O deputado Emilio Mameri ressaltou que manter um hospital tem um alto custo. “Apesar de ser importante, este hospital não está na órbita do Governo Estadual. Até porque Guarapari está na região metropolitana e tem o hospital estadual muito grande iniciando sua construção em Cariacica que irá atender essas regiões da metropolitana. Então os gestores do município devem procurar a Secretaria Estadual de Saúde e traçar o modelo que possa viabilizar o funcionamento deste hospital”, afirmou Mameri.
O presidente da Câmara, vereador Enis Gordin (PRB), afirmou que “nós queremos ter a certeza de que o hospital realmente vai poder atender a população. E queremos também que a prefeitura invista na saúde primária contratando médicos, comprando remédios e melhorando a estrutura das unidades de saúde porque isso é a obrigação do município.”