Ele não usa farda, arma de fogo nem distintivo, mas sua conduta é exemplar

Ele não usa farda, arma de fogo nem distintivo, mas sua conduta é exemplar

Sempre preparado para entrar em ação, o cão policial Mike atua há dois anos no 10º Batalhão da Polícia Militar, em Guarapari. Mike, um pastor alemão – foi treinado para localizar armas e drogas, é um Cão de faro, e sua rotina diária é repleta de treinamentos para condicionamento tanto físico quanto mental. “Como o Cão atua nos mais diversos ambientes, esse condicionamento é essencial para que o mesmo esteja em boas condições”, explica o soldado Benevides, militar responsável pelos cuidados diários do Cão.

São ruas, escadarias, matagais, e até mesmo áreas insalubres, como manguezais. Mike sempre está apto a apoiar os militares do Batalhão nas operações diárias que a Unidade faz. Além do soldado Benevides, o soldado Vieira – ambos integrantes da Força Tática do 10º batalhão – também é condutor do farejador. A parceria de trabalho com o Cão tem
sido um sucesso. O volume de apreensões de armas de fogo e principalmente de drogas aumentou consideravelmente. Os sentidos aguçados do cachorro fazem ele encontrar materiais ilícitos em locais que poderíam ser imperceptíveis aos Policiais.