Chuva deixa mais de 12 mil pessoas fora de casa no ES em 27 municípios

Chuva deixa mais de 12 mil pessoas fora de casa no ES em 27 municípios

Mais de 12 mil pessoas ainda estão fora de suas casas em 27 municípios do Espírito Santo atingidos pelas chuvas, desde o dia 17 de janeiro. A informação é do último boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado na manhã desta terça-feira (28).

Vinte e duas cidades estão em alerta máximo, por conta de risco de alagamentos ou deslizamentos de terra.

Desde que as chuvas começaram, nove pessoas morreram, incluindo duas crianças. No total, 10.573 pessoas estão desalojadas e 1.898 estão desabrigadas em todo o Estado. Inicialmente, as cidades do Sul do Estado foram as mais atingidas. Mas agora o alerta também se estende às regiões Norte e Noroeste por causa do aumento dos níveis dos rio Guandu e Doce.

Só em Alegre, mais de 2,5 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. Parte delas precisou sair após um alerta de risco de rompimento de barragem Francisco Gros, mais conhecida como barragem São João, válido para as comunidades de Rive e Placa. Nesta segunda-feira (27), a empresa responsável retirou o alerta de rompimento e a Assistência Social do município deve começar a orientar os moradores a retornarem para casa.

Decretos

O governo federal reconheceu o decreto de estado de calamidade pública para quatro municípios: Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta e Rio Novo do Sul. Neste sábado, um mutirão de voluntários convocado pelo governo do estado esteve em Iconha para ajudar a fazer a limpeza da cidade.

Nesta segunda-feira (27), o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim também assinou um decreto de estado de calamidade pública. À tarde, o governador assinou o decreto de estado de calamidade pública para Iúna e Conceição do Castelo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *