Arnaldinho dispara e chega a 72% dos votos válidos em Vila Velha

Arnaldinho dispara e chega a 72% dos votos válidos em Vila Velha

Uma frente confortável na disputa do segundo turno na eleição municipal de Vila Velha. É o que aponta a pesquisa Futura de intenções de voto a favor do candidato do Podemos, Arnaldinho Borgo. Ele aparece com 72% dos votos válidos, contra 28% do atual prefeito Max Filho (PSDB). Nesse levantamento são excluídas as opções não sabe, não respondeu, brancos, nulos e indecisos das respostas dos entrevistados. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Na análise da pesquisa de intenção estimulada de voto, quando são apresentados os candidatos aos eleitores que responderam aos entrevistadores, mais uma vez o candidato Arnaldinho Borgo aparece com ampla vantagem em relação ao atual prefeito Max Filho. O candidato do Podemos aparece com 60,3% e o atual prefeito tem 22,9%. Ninguém, branco e nulo aparece com 10,9%. Não sabe, não respondeu e indeciso aparece com 5,9%.

No levantamento que aponta a intenção espontânea, quando os entrevistados não são apresentados aos candidatos que disputam o segundo turno em Vila Velha, Arnaldinho mais uma vez aparece em vantagem. Ele tem 48,6% da preferência do eleitor, enquanto Max aparece com 19,3%. Não sabe, não respondeu e indeciso tem 18,2%. Ninguém, branco e nulo aparece com 13,9%.

A pesquisa Futura também perguntou aos entrevistados: “Você diria que essa sua decisão de voto é definitiva ou ainda poderá mudar até o dia da eleição?”. Para 86,2% dos entrevistados a decisão de voto é definitiva. Por outro lado, 13,5% dos eleitores disseram que poderão mudar o voto até o dia da eleição. Não sabe, não respondeu ficou com 0,2%.

A pesquisa foi realizada pela Futura e contemplou 600 entrevistas, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas nos dias 25 e 26 de novembro de 2020, face a face com o eleitor, respeitando todas as determinações sanitárias das autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-09186/2020.