Golpe da vacina: criminosos se passam por agentes de saúde para invadir casas

Golpe da vacina: criminosos se passam por agentes de saúde para invadir casas

Utilizando o pretexto da vacinação contra a Covid-19, criminosos estão se passando por agentes de saúde da Prefeitura de Vitória para invadir a casa de moradores da capital capixaba.

O alerta sobre o golpe foi feito pela própria administração da cidade, que pede que a população fique atenta.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), como atualmente a campanha de vacinação tem atendido idosos acamados ou com dificuldades de locomoção em suas próprias residências, os golpistas têm se aproveitado da situação para entrar nas casas.

A secretária de Saúde de Vitória, Thais Campolina Cohen Azoury, afirmou que as equipes já foram orientadas a redobrar os cuidados no momento de sua identificação para que não haja dúvidas por parte dos moradores.

“As atividades de assistência à saúde em domicílio, em geral, são pré-agendadas e realizadas por equipe identificada por jaleco da prefeitura e crachá de identificação”, explicou.

Ainda segundo a secretária, é importante que os moradores que aguardam o atendimento mantenham os contatos de telefone atualizados e os aparelhos ligados, já que os agentes de saúde buscam sempre ligar para as famílias antes de ir até os locais.

De acordo com a Polícia Civil, em casos de crimes em que não há prisão em flagrante, as vítimas podem registrar o boletim em qualquer delegacia física, ou, ainda, optar pelo registro on-line.

Para evitar riscos e coibir possíveis práticas criminosas, a Polícia Civil orienta:

  • Não receba visitas de pessoas desconhecidas
  • Caso a pessoa se identifique como profissional da saúde, exija crachá ou documento funcional, e confirme se esta pessoa realmente é funcionária da prefeitura, ligando para a Secretaria de Saúde
  • Não forneça informações pessoais, como números de documentos, cartão de crédito ou outros dados
  • Não assine documentos, formulários ou qualquer outro papel
  • Em caso de suspeita de crime em andamento, acionar a polícia imediatamente por meio do Ciodes 190
  • Caso o cidadão acredite que já tenha sido vítima de crime, deve registrar um boletim de ocorrência munido de todo material que comprove o fato e auxilie nas investigações