Tempo chuvoso com risco de temporais deve se manter ao longo da semana no ES

Tempo chuvoso com risco de temporais deve se manter ao longo da semana no ES

Apesar de as previsões divulgadas na última semana, o clima de inverno em pleno verão pegou muitos capixabas de surpresa. Na madrugada desta terça-feira (09), diversas localidades da Grande Vitória registraram nevoeiro e temperaturas mais amenas. A expectativa é que o clima permaneça da mesma forma nos próximos dias.

De acordo com a Climatempo, a circulação de ventos entre as camadas baixas e médias da atmosfera ainda está muito favorável à formação de nuvens carregadas no Espírito Santo. Há risco de temporais, com chuva forte, raios e rajadas de vento em todo o estado.

A Climatempo ainda alerta que em virtude dos altos acumulados já registrados nos últimos dias e do que ainda é previsto, há alto risco de alagamentos ou enchentes, transbordamentos de rios e córregos e deslizamentos de terra. 

Segundo o Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a perder força nesta terça-feira (09), mas o tempo segue instável no Espírito Santo. Previsão de pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões, podendo ser localmente forte em áreas da região noroeste do estado.

Para a quarta-feira (10), a previsão é que o tempo siga instável no Espírito Santo. Previsão de chuva ao longo do dia em algumas regiões, sendo que em alguns trechos das regiões Sul e Serrana, as chuvas poderão vir na forma de pancadas com trovoadas.