Ufes cria andador inteligente que desvia de obstáculos e evita queda de pacientes em reabilitação

Ufes cria andador inteligente que desvia de obstáculos e evita queda de pacientes em reabilitação

Alunos e professores de engenharia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) desenvolveram um andador capaz de desviar de obstáculos e evitar a queda de pacientes em reabilitação. O robô também dá mais autonomia ao processo de locomoção e mapeia o ambiente.

De acordo com o professor de engenharia elétrica Anselmo Frizera, o aparelho tem câmeras, lasers e sensores que, ao mesmo tempo, monitoram os movimentos do paciente e mapeiam o local percorrido.

“O andador é projetado para identificar as intenções de movimento da pessoa e segui-la em tempo real, sem nenhum tipo de atraso, para fazer a navegação no ambiente. Ele é totalmente autônomo”, apontou o professor.

“No experimento, além de dar assistência à locomoção e deslocamento do paciente, ele também faz um mapa do ambiente”, disse.

O projeto foi desenvolvido com apoio de duas instituições públicas de incentivo à pesquisa, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os alunos e professores envolvidos no projeto pensam em vendê-lo para uma empresa.

“A ideia é que a gente consiga transferir a tecnologia para uma empresa para que fique à disposição das pessoas que realmente precisam. Como universidade, o que a gente faz é cuidar do desenvolvimento tecnológico, de criar o conceito e criar esse protótipo pré-comercial, e agora a interação com empresas e indústrias para disponibilizar isso comercialmente”, explicou o professor.