Rodoviários de Guarapari colocam ‘caixinha’ pedindo doações em ônibus

Os motoristas e cobradores dos coletivos de Guarapari voltaram a protestar contra os atrasos nos pagamentos. Os trabalhadores instalaram caixinhas nos ônibus para receber doações da população que utiliza o transporte público na cidade.

Segundo os funcionários, o dinheiro arrecadado é utilizado para ajudar nas despesas daqueles que enfrentam mais dificuldades para manter a renda e o sustento da família. O valor arrecadado é dividido entre os cobradores e motoristas.

“Tem uns que usam o dinheiro para comprar leite, pão, fraldas ou mesmo pagar contas de água e de luz”, afirmou um dos funcionários, que não será identificado. 

As caixinhas foram instaladas na semana passada em ônibus que operam em pelo menos cinco linhas do município. Fontes ouvidas pelo Folha Vitória explicaram que o gesto tem como objetivo cobrar o pagamento em dia dos salários.  

Esse não é foi o primeiro protesto realizado pelos funcionários da empresa que opera no município. No inicio do mês, os rodoviários fizeram uma greve de três dias. Em um ato realizado na frente da garagem da empresa, que fica no bairro Muquiçaba, os funcionários cantaram “parabéns” para os salários atrasados

“Nós fizemos vaquinhas para ajudar na greve. Recebíamos almoço. Tinha colegas que levavam a família para almoçar e tomar café, pois não tinha nada em casa. Encerramos a greve, e tem gente passando necessidade”, frisou um dos funcionários.

O Sindicato dos Rodoviários de Guarapari (Sintrovig) e a prefeitura do município foram procurados, mas ainda não se manifestaram. Assim que houver resposta, a reportagem será atualizada.