3°C: Massa polar chega ao ES, provoca queda nas temperaturas e risco de geadas

3°C: Massa polar chega ao ES, provoca queda nas temperaturas e risco de geadas

A massa de ar polar que fez nevar no Sul do país chega ao Espírito Santo nesta quarta-feira (30). Com a frente fria, a previsão é que o estado registre as menores temperaturas do ano.

De acordo com o Coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, a expectativa é que os termômetros de todas as regiões registrem quedas. Porém, é na Região Serrana que as previsões chamam a atenção: a mínima pode alcançar os 4°C, e nos demais dias cair ainda mais: 3°C. Temperaturas que devem bater o recorde de 2021.

“No oeste capixaba, este ciclo de frio deve ter vida evolutiva na tarde de sexta-feira (02) . Há risco de geadas nas áreas altas do Estado, podendo ser prolongada até o fim de Semana”, explicou o coordenador.

O que esperar

Segundo o Incaper, há um aumento de nuvens em algumas regiões do Estado, com possibilidade de chuva fraca até sexta-feira (02) em alguns trechos, sendo menos frequente nas regiões Norte e Noroeste.

Os ventos podem soprar com intensidade moderada agitando o mar e provocando altas ondas em todo litoral capixaba. Segundo o Hugo, o aumento das capacidades do evento pode atingir de 50 a 55 km/H.

Na quinta-feira (01), a frente fria se afasta em direção ao sul da Bahia e as nuvens começam a diminuir no Espírito Santo. No trecho litorâneo, a presença da umidade transportada pelos ventos costeiros provoca chuvas rápidas no início e no fim do dia. Há risco de formação de geada nos trechos mais elevados da região Serrana e os índices de Umidade Relativa do Ar podem ficar em torno dos 30% em alguns pontos da região Sul.

Na sexta-feira (02), a presença da umidade transportada pelos ventos costeiros provoca chuvas rápidas no início e no fim do dia nas cidades litorâneas. Há risco de formação de geada nos trechos mais elevados da região Serrana. Não chove nas demais áreas do Espírito Santo.