Novembro Azul: Câmara de Guarapari promove palestra sobre o câncer de próstata

Novembro Azul: Câmara de Guarapari promove palestra sobre o câncer de próstata

O mês de novembro é amplamente conhecido, em cidades do mundo inteiro, como o período de conscientização e combate ao câncer de próstata. No município de Guarapari, não é diferente. E a Câmara de Vereadores, que apoia este movimento, abriu a campanha “Novembro Azul de 2021” às 14 horas desta quinta-feira (04/11), com a palestra do médico urulogista Glaucio de Oliveira.

Durante o evento, que foi proposto pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Dr. Glaucio de Oliveira ressaltou a necessidade de conscientizar os cidadãos do município sobre a importância do diagnóstico precoce para a prevenção do câncer de próstata, doença mais comum entre os homens e causa a morte de 28,6% da população masculina em todo o mundo. 

A abertura do “Novembro Azul 2021” também contou com a participação da titular da SEMSA, a secretária Alessandra Albani e com a presença de diversos vereadores do município, como Dito Xaréu (PSDB), Izac Queiroz (PP), Professor Luciano (PDT, Dr. Franz (PP) e Denizart Zazá (Podemos), além do presidente da Casa, vereador Wendel Lima (PTB). Todos apoiaram prontamente a iniciativa e colocaram seus gabinetes à disposição para contribuir com as ações de sensibilização pública sobre o “Novembro Azul”. 

No início dos trabalhos, o enfermeiro do trabalho Wesley Viana – um dos poucos homens que pertencem à esta categoria profissional, no município – fez um apelo público, em nome de todos os servidores da saúde, para que a população masculina de Guarapari entenda a importância e a necessidade de realização de exames preventivos com regularidade, para prevenir e detectar o câncer de próstata, ainda em tempo de tratar a doença.

CAMPANHA MUNDIAL

Criada por dois amigos em 2003, na Austrália, a campanha mundial “Novembro Azul” chegou ao Brasil em 2008, por meio da Sociedade Brasileira de Urologia, que iniciou a criação de uma ampla conscientização popular sobre como prevenir o câncer de próstata, derrubar os preconceitos e incentivar os homens a se consultarem e a fazerem exames preventivos com regulariade.

Em Guarapari, a Secretaria de Saúde realizará uma programação especial para esta campanha e vai oferecer ao público, gratuitamente, diversos exames, testes rápidos, consultas e palestras sobre o câncer de próstata e outras doenças, como hepatite, HIV, sífilis, glicemia, tuberculose e hanseníase. Durante todo o mês de novembro, a SEMSA deverá oferecer estes serviços, ao povo, em diversas praças, ruas e unidades de saúde da cidade. 

Estes serviços serão oferecidos nos seguintes dias e locais:
06/11 – Praça “José Krohling” – Bairro Aeroporto
10/11 – Unidade Básica de Saúde Normília da Cunha – Bairro Perocão
22/11 – Unidade Básica de Saúde Tereza Loyola de Jesus – Meaípe
25/11 – Estratégia Saúde da Família (ESF) Professora Terezinha Santos – CAIC
26/11 – Estratégia de Saúde da Família Ralph Dalfior – Bairro Rio Claro (Zona Rural)

Es em Foco