O nível do Rio Itapemirim subiu dois metros acima do normal e já alagou ruas em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. No distrito de Pacotuba, algumas famílias tiveram que deixar suas casas na noite de sábado (20).
PUBLICIDADE
As informações da Defesa Civil de Cachoeiro indicam que o rio pode subir ainda mais, cerca de um metro. Um carro de som circulou pela região durante a madrugada para alertar os moradores quanto ao risco de transbordamento do rio. Até o momento, não há registros de desabrigados. Já os cidadãos desalojados estão abrigados em residências de familiares.
PUBLICIDADE
O órgão divulgou Boletim Extraordinário (BE) sobre o volume de chuvas nas últimas 24 na manhã deste domingo (21), que mostra Cachoeiro com um acumulado de 60,66 mm. Irupi teve 140 mm e Castelo 10,53 mm.
PUBLICIDADE
Outros municípios das cabeceiras do rio Itapemirim também estão entre os que tiveram grande volume de chuvas, o que é um sinal de alerta para os moradores ribeirinhos. O BE da Defesa Civil Estadual avisa também que há risco de chuva intensa, nível perigo, para todo o Estado do Espírito Santo.
PUBLICIDADE
Mas segundo o mesmo boletim, há 70% de probabilidade para acumulados de 10 a 30 mm em trechos da metade norte e centro do estado, e de 2 a 10 mm em parte da Serrana e norte da Região Sul. Não há probabilidade minimamente significativa para chuva no extremo-sul.