Incêndio criminoso destrói cartório de registro civil e documentos no sul do ES

Incêndio criminoso destrói cartório de registro civil e documentos no sul do ES

Um cartório de registro civil foi destruído por um incêndio, na madrugada desta quarta-feira (4), na cidade de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.

Segundo a Polícia Civil, o incêndio foi criminoso e o objetivo era destruir documentos que estavam dentro do cartório.

De acordo com a proprietária do cartório, cerca de 90% do acervo de documentos que estavam dentro do imóvel foi queimado.

Uma casa que fica ao lado dele também foi afetada, mas não houve feridos.

Segundo moradores, o fogo teve início por volta das 2h. Vídeos mostram que as chamas tomaram todo o cartório.

Militares do Corpo de Bombeiros de Marataízes e de Cachoeiro de Itapemirim ajudaram a controlar as chamas. O incêndio foi controlado por volta das 5h40.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o proprietário manifestou interesse em solicitar a perícia, mas até o momento não o fez.

Incêndio criminoso

Na madrugada da última segunda (2), o cartório já havia sido alvo de uma tentativa de incêndio. Janelas ficaram queimadas e alguns documentos foram danificados. Os arquivos foram retirados do local para serem recuperados.

A Polícia Civil afirmou que a tentativa e o incêndio desta madrugada foram ações criminosas.

“Na madrugada de domingo para segunda tentaram atear fogo. Fizemos perícia no local e iniciamos as investigações visando identificar a autoria. Hoje, com a situação do incêndio consumado, verificamos que a ação foi criminosa, dolosa e o intuito possivelmente não foi para atingir os atuais responsáveis pelo cartório, mas sim destruir documentos que estavam lá arquivados que poderiam prejudicar alguma investigação que está em andamento sobre atuações de servidores que exerceram funções naquele local”, disse o delegado Djalma Pereira, da Polícia Civil, que apura o caso.

A Polícia Civil está em busca de imagens que auxiliem nas investigações.