Quadrilha que dava golpe em Guarapari falsificava documentos para pegar empréstimos

Quadrilha que dava golpe em Guarapari falsificava documentos para pegar empréstimos

Seis pessoas são suspeitas de integrarem uma organização criminosa que falsificava documentos e pegava empréstimos em nome de pensionistas do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS). Ao menos 18 pessoas foram vítimas dos criminosos.

Segundo a polícia, o líder da quadrilha era Juacy Ribeiro da Silva. Ele usava o nome falso de Régis. Além dele, Taymara Pires Ribeiro, Juliana Teixiera de Melo, Rosendo dos Santos Fernandes, Uarison Oliveira Menezes e Antônio Robson Santiago da Costa são alvos da investigação. Quatro suspeitos são de Brasília, um de Vila Velha e outro de Guarapari, no Espírito Santo.

De acordo com o delegado Guilherme Eugênio Rodrigues, as investigações começaram a partir da prisão de Taymara, em fevereiro deste ano, em um banco de Muquiçaba, em Guarapari. 

A mulher foi até a instituição pegar um empréstimo, mas o comportamento dela gerou desconfiança de uma funcionária. A atendente do banco percebeu que o número de telefone que estava no comprovante de residência que a mulher apresentou era falso.

A instituição entrou em contato com a Polícia Civil, que efetuou a prisão em flagrante de Taymara. Pelo celular da mulher, os policiais descobriram a ligação dela com Antônio. 

“Semanas antes do crime, o Antônio tentou recrutar o gerente do banco para a prática do crime. Ele perguntou para o gerente se ele conseguiria abrir conta no nome de uma pessoa já falecida, como eles poderiam negociar. O ex-funcionário do banco achou estranho e cortou a abordagem”, disse. 

De acordo com as investigações, Taymara se hospedava na casa do suspeito. No quarto dela havia vários papeis para confecção de identidades falsas e documentos das vítimas. Entre as pessoas lesadas pelo grupo, está uma capixaba do Norte do Estado. 

“Além dos documentos, eles tinham uma espécie de dossiê de cada uma das vítimas. Todas as vítimas tinham em comum fato de tratarem-se de pensionistas do INSS”, explicou o delegado.

Segundo a policia, Rosendo dos Santos usava o nome falso de Rodrigo. Ele é quem teria recrutado Taymara, Juliana e Uarison para abrir contas e pegar empréstimos fraudulentos.h

Juliana conseguiu pegar cinco empréstimos em nome de pensionistas em diferentes instituições bancárias. Somados, os crimes geraram um prejuízo de cerca de R$ 200 mil. Uarison também aplicou um golpe em Vila Velha. 

Os criminosos usavam fotografias deles, mas com dados das vítimas, pensionistas do INSS com idades entre 30 e 50 anos de diferentes Estados do país. A polícia ainda investiga como os criminosos conseguiam as informações.

Os seis foram autuados por estelionato qualificado, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documentos públicos e são réus. 

Apenas Taymara está presa. Segundo a polícia, Rosendo e Uarison tiveram a prisão decretada, mas são foragidos da Justiça. Juliana não teve a prisão decretada. Contra Juacy foi expedido um mandado de busca e apreensão.

A reportagem questionou o INSS se o órgão está ciente do golpe, mas ainda não houve retorno. O texto será atualizado quando recebermos um posicionamento. 

Não conseguimos contato com os réus e com suas respectivas defesas. O espaço está aberto, caso queiram se manifestar. 

*Com informações da repórter Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/Record TV