Cão em máquina de lavar e pets mortos: Justiça mantém prisão de veterinário dono de clínica

Cão em máquina de lavar e pets mortos: Justiça mantém prisão de veterinário dono de clínica

O médico veterinário André Carolino de Souza, responsável pela clínica que mantinha animais em condições insalubres em Vila Velha, na Grande Vitória, vai continuar preso.

A audiência de custódia realizada nesta sexta-feira (10) terminou com decisão judicial que converteu a prisão em flagrante para preventiva, o que o mantém na cadeia.

André foi preso em flagrante nesta quinta-feira (9) por maus-tratos a animais. Na clínica da qual ele é dono foram encontrados cães e gatos mantidos em condições precárias, sendo que alguns foram achados até mesmo mortos dentro de sacolas plásticas em um freezer.

Na decisão, a juíza responsável pela audiência, Raquel de Almeida Valinho, afirmou que a prisão de André foi realizada de forma “perfeita e sem vícios” pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e pela Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).

Consta também no entendimento da magistrada que a liberdade de André “se mostra temerária” e que a prisão é oportuna, “sobretudo para evitar a reiteração delitiva e garantir a ordem pública, diante da natureza do delito imputado, bem como das suas circunstâncias, ressaltando-se que os crimes eram supostamente praticados no interior de uma clínica veterinária, local onde se esperava que os animais fossem tratados e cuidados”.

A decisão foi embasada, também, por conta das consequências causadas aos animais e tutores, o que, de acordo com a juíza, faz com que outras medidas cautelares se mostrem inadequadas.

Defesa alega exposição midiática

Para tentar conseguir a liberdade de André para responder o processo em liberdade, a defesa alegou na audiência de custódia que a exposição midiática do preso após a divulgação do caso tenha influenciado negativamente para o andamento do processo, mas a magistrada afirmou que “os fatos narrados se revestem de extrema gravidade, não havendo que se falar em mera influência midiática, existindo fatos concretos a ensejar a conversão em prisão, como fundamento”.

A pena prevista para o crime de maus-tratos é de dois a cinco anos de prisão. De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o médico está preso no Centro de Triagem de Viana (CTV).