Um incêndio em uma casa no bairro Itacibá, em Cariacica, na madrugada deste domingo (23),deixou uma vítima fatal, identificada como Giovano Santana, de 45 anos. O homem estava sozinho no imóvel, quando as chamas começaram a se alastrar por toda a residência.
Mesmo tendo começado durante o início da madrugada, na manhã deste domingo o incêndio ainda continuava a tomar conta do imóvel, de acordo com relatos das pessoas que estiveram no local antes da chegada do Corpo de Bombeiros.
O pintor Antônio Carlos Guilherme da Silva, vizinho da vítima, disse que foi acordado com o pedido de socorro da vizinhança e que ajudou a socorrer moradores de um imóvel ligado à residência incendiada.
“Estava dormindo e aí, a senhora que mora do lado da minha casa, chegou na grade e começou a bater forte. Levantei e quando cheguei, ela disse que tinha uma casa pegando fogo. Perguntei onde era a casa, ela disse que era do lado. Saí desesperado de dentro de casa.Quando cheguei lá, consegui quebrar o cadeado, arrobei a porta. As crianças estavam na janela, pedindo socorro, por causa da fumaça. Conseguimos descer com as crianças, e ainda tinha uma jovem lá em cima também; conseguimos tirar eles do local. Aí, eles disseram que o incêndio era na casa debaixo”, contou.
Ainda durante seu relato para a imprensa, que foi ao local do incêndio, Antônio Carlos explicou que, após conseguir ajudar a família que morava na parte de cima do imóvel, tentou socorrer o morador da parte debaixo.
“Arrombamos a outra porta, só que, quando fui entrar, a fumaça estava muito forte. Quando arrombei a porta, já veio aquele ‘fumação’ (sic) para cima da gente; aí, peguei e me abaixei, quando olhei por baixo, eu vi aquele fogo, foi quando pedi para o meu filho ligar para o Corpo de Bombeiros, com urgência”, disse.
Por fim, o pintor disse que não sabia que seu vizinho estava no imóvel e que, àquela altura, ele já havia morrido.
“Não sabia, porque não tinha acesso nem informações a nada sobre eles. (…) A vizinha que mora ao lado foi quem disse que tinha ouvido ele pedir socorro, mas não tinha como entrar, não tinha mesmo, porque havia muito fogo e também tinha uma botija de gás no local”, concluiu.
Após o chamado dos moradores da região, a equipe do Corpo de Bombeiros foi à residência incendiada para contar as chamas que ainda persistiam em se alastrar, mesmo após várias horas. Os agentes tiveram de subir no telhado de outras casas para conseguir conter o fogo.
Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros falou sobre o episódio deste domingo, destacando que foi acionado para atender a uma ocorrência de incêndio em residência, por volta das 7h50, no bairro Itacibá, em Cariacica.
A corporação ainda frisou que, segundo o chamado feito pelos moradores, o relato era o de que as chamas haviam atingido uma casa e uma pessoa estava gritando por socorro.