Na semana passada o governador do Estado, Renato Casagrande anunciou o retorno das aulas em todos os municípios capixabas. Os mais de 50 mil profissionais da educação voltaram a rotina normal, assim que os milhares de estudante que na sua grande maioria não foram vacinados devido a idade. Então, se as aulas podem retornar, porque não liberar o comércio para o funcionamento integral?
Comerciantes em especial donos de bares e restaurantes tiveram prejuízos significativos durante a pandemia e muitos ainda estão traumatizados com a presença da polícia. Militares, bombeiros e fiscais passam no comércio determinando o fechamento nos horários estabelecidos. Mas onde será a maior chance de contágio: em um restaurante com poucas mesas ou em um sala de aula com diversas cadeiras próximas?
Nesta semana a federação das CDLs lançou a campanha, batizada “Quando você se cuida aí, nosso comércio abre as portas aqui”, é promovida pela FCDL-ES e prevê a disponibilização de peças de divulgação em veículos de comunicação e redes sociais, além da distribuição de bottons e cartazes nas ruas e estabelecimentos. Todo material apontará para a adoção das medidas de biossegurança contra o coronavírus.
A ação ocorrerá nos 52 municípios capixabas que contam com os serviços das Câmaras de Dirigentes Lojistas e contará com apoio de mais de 14 mil empresas associadas.
A previsão é que a campanha se estenda ao longo de 45 dias, mas o dia D será nesta segunda-feira, a partir das 10 horas, quando o material de divulgação começará a ser divulgado maciçamente.