Cachoeiro de Itapemirim registra 42,7°C e bate recorde de calor no Estado
O verão só começa oficialmente, no dia 22 de dezembro. Mas, os moradores do Espírito Santo já vivem o clima da estação mais quente do ano. A temperatura subiu em plena primavera e os termômetros chegaram a registrar 42,7°C em Cachoeiro de Itapemirim, que bateu o recorde de calor do ano no Estado.
Além de Cachoeiro, também ultrapassaram a marca dos 40°C as cidades de Alegre, Alfredo Chaves e Marilândia, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.
Já em Vitória, a máxima chegou ontem a 37,6°C – o segundo dia mais quente do ano na Capital, atrás apenas dos 37,7°C registrados em fevereiro.
“No período que estamos agora, entre o fim da primavera e o início de verão, a temperatura começa a ficar elevada. Só que além disso, houve um período com predomínio de massa de ar seco sobre a região Sudeste, com pouca chuva e nebulosidade. Essa combinação elevou ainda mais a temperatura”, explicou o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, Heraclio Alves.
Em Vitória, o movimento nas praias foi grande, num clima de verão com direito a mergulho de banhistas na ponte da Ilha do Frade.
As maiores temperaturas registradas no Estado
Cachoeiro: 42,7°C
Alegre: 40,9°C
Alfredo Chaves: 40,4°C
Marilândia: 40,3°C
Presidente Kennedy: 38,6°C
Pinheiros: 38,4°C
Ecoporanga: 38,3°C
Vitória: 37,6°C
Afonso Cláudio: 37,1°C
Recorde
Com 42,7 graus, Cachoeiro de Itapemirim bateu o recorde de calor do ano no Estado. O município também registrou uma das maiores temperaturas do País ontem.
Fonte: INMET e Incaper.