Ex-diretores de presídio no ES são exonerados após “fuga de cinema”

Ex-diretores de presídio no ES são exonerados após “fuga de cinema”

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) decidiu mudar a direção do Centro de Detenção Provisória de Vila Velha (CDPVV), localizado no Complexo de Xuri, onde, no dia 15 de novembro, um detento conseguiu fugir passando pelo forro do teto da sala destinada às visitas.

Foram exonerados o diretor do presídio, Francis Lucas Valiati, e o diretor adjunto, Diogo Ferreira Hoffmam. Além disso, houve a troca de comando em cinco cargos de chefia no presídio — três chefes de equipe e dois chefes de segurança.

Para a direção do CDP de Vila Velha, foi nomeado André Luiz da Rocha Furtado. Já Taciane Covre foi escolhida para ser a diretora adjunta da unidade prisional. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (08).

Uma fonte do Folha Vitória contou que as trocas na diretoria e nas chefias da unidade têm relação com a fuga ocorrida no mês passado.

A reportagem entrou em contato com a Sejus para pedir um posicionamento da secretaria a respeito das mudanças, mas até o momento não houve retorno. Assim que a pasta se manifestar, a matéria será atualizada.

Relembre a ‘fuga cinematográfica’ ocorrida no CDP de Vila Velha

No dia 15 de novembro, Adailton de Almeida Beraldo, de 30 anos, conseguiu escapar do CDPVV, em uma fuga que lembrou uma cena de cinema. O interno aproveitou o horário de visita para fugir, passando pelo forro do parlatório.

Uma pessoa ouvida pelo Folha Vitória, que preferiu não se identificar, contou que, após sair da sala de visitas, Adailton passou por dois alambrados antes de deixar as dependências do presídio.

De acordo com a fonte, pelas imagens da câmera de segurança foi possível identificar que o preso andou por um longo percurso dentro do CDP antes de conseguir chegar à área externa da unidade.

A fuga durou cerca de 10 minutos. Adailton estava preso no local desde setembro, quando foi preso em flagrante após um homicídio no bairro Dom João Batista, também em Vila Velha.

21 presos fugiram de outro presídio, também em Xuri

Em outro presídio, também localizado no Complexo de Xuri, 21 detentos conseguiram escapar, na última sexta-feira (03), durante o banho de sol. O fato aconteceu na Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I).

Até o momento, apenas seis internos foram recapturados e 15 continuam foragidos.

Nesta terça-feira (07), a Corregedoria da Sejus instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar as circunstâncias da fuga. Seis servidores estão sendo investigados por possível participação no caso.

O prazo para a conclusão do PAD é de 60 dias, podendo ser prorrogado. Até o momento, não houve afastamento de nenhum dos servidores. 

A Sejus informou, em nota, que as apurações do caso também irão apontar se houve falha no cumprimento dos protocolos de segurança ou alguma ação por má fé. 

Ainda segundo a secretaria, o resultado das apurações, de acordo com a gravidade do ato, pode ocasionar em diversas penalidades, que vão desde advertência, até a perda definitiva do cargo público.