Atendimentos no novo hospital de Guarapari começam na próxima semana
O Hospital Geral Dr. Luiz Buaiz, na Praia do Morro, em Guarapari, começa a atender na próxima segunda-feira (30), com os serviços de sala vermelha e enfermaria para adultos.
É a primeira das quatro etapas necessárias para que o hospital atinja o funcionamento pleno, que contará com maternidade, pediatria, clínica médica, cirurgias, enfermaria, UTI, ortopedia, traumatologia, cardiologia e pneumologia.
Ao todo, o hospital contará com 140 leitos de internação e 23 leitos de pronto-socorro.
A expectativa é que a nova unidade atenda, além de Guarapari, as cidades vizinhas, como Anchieta, Alfredo Chaves, Piúma e Iconha.
O hospital conta com prédio de quatro pavimentos de grande porte, com mais de 18 mil m², que será referência no Sistema Único de Saúde (SUS) na região pela qualidade na infraestrutura da unidade para os pacientes que precisarem de atendimento de urgência e emergência e de leitos de média e alta complexidade.
Quem foi Luiz Buaiz, médico homenageado no hospital
Luiz Buaiz foi um médico, professor e político no Espírito Santo, sendo um dos fundadores do Conselho Regional de Medicina (CRM-ES), entidade a qual presidiu por 15 anos.
Foi professor na Emescam (Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia) e médico da Santa Casa, onde é motivo de reconhecimento e grande admiração até hoje.
Buaiz também foi secretário Estadual de Saúde, professor de Biologia do Colégio Estadual do Espírito Santo, e, ainda, professor de Dermatologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) durante um ano.
Também foi diretor do Grupo Buaiz, quando integrou a diretoria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).
Como político foi candidato a prefeito de Vitória em 1992 e candidato a vice-prefeito da cidade em 1996. Em 1994 elegeu-se para o cargo de deputado federal, tendo se candidatado à reeleição em 1998.
Luiz Buaiz nasceu em Vitória no dia 29 de agosto de 1921, filho de Alexandre Buaiz e de Maria Saliba Buaiz. Era viúvo, tinha dois filhos, quatro netos e dois bisnetos. Ele morreu em março de 2019, aos 97 anos.