Chuva deve ir até quarta-feira

Com chuva muito volumosa dos últimos dias, novembro já é o segundo mês mais chuvoso deste ano em Vitória. De acordo com o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – o total de chuva acumulada na primeira quinzena do mês, até 9 horas do dia 15, foi de 245,7 mm, na medição da estação meteorológica convencional. O mês com maior quantidade de chuva até agora em 2019 foi abril, quando choveu 257,9 mm.

O total de 245,7 mm em 15 dias sobre Vitória já está 12% acima da média normal de chuva para um mês de novembro que fica em torno de 220 mm.

Quase toda a chuva, aproximadamente 219 mm, caiu entre os dias 12 e 14 de novembro.

No período de 24 horas entre 9 horas do dia 12 e 9 horas do dia 13, o INMET registrou 114,8 mm, que foi a maior quantidade de chuva sobre em Vitória este ano, neste período de 24 horas.

Alerta para mais chuva no ES

A situação do Espírito Santo vai continuar muito preocupante nos próximos dias. A previsão é de mais chuva e infelizmente tem risco de chuva moderada a forte por todo o estado até a próxima quarta-feira, 20 de novembro. Até lá, pode chover forte novamente inclusive nos municípios que já estão situação crítica por causa do excesso de chuva entre os dias 11 e 14 de novembro. 

Outra frente fria passa pelo Espírito Santo no sábado, 16 de novembro, e intensifica novamente as áreas de instabilidade que já estão sobre o estado. As condições para chuva aumentam e persistem por todo o estado pelo menos até o dia 20. 

Todo o estado do Espírito Santo pode ter chuva moderada a forte nos próximos dias.

Também é alto o risco para deslizamento de terra nas regiões onde o solo ficou encharcado pela chuva dos últimos dias. 

Outra preocupação é o risco de transbordamento de córregos e rios, pois o nível de vários deles se elevaram muito por causa da chuva desta última semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.